História

                       Plínio Trouxe a Televisão para Campos do Jordão

O Sr. Plínio Cândido da Silva, era um filho de Campos do Jordão, jovem, estudioso, sedento de progresso. Viveu os anos de adolescência, nesta sua terra, trabalhando, estudando e procurando conhecer os segredos do rádio e da eletricidade que sempre o apaixonavam. Sozinho, montou uma estação de rádio amador, sempre no afã de aprimorar os seus conhecimentos. Entretanto, o campo de ação, numa cidade de interior, é sempre limitado, e Plínio, sequioso de saber, foi para São Paulo, a ciclópica metrópole que assombrava o mundo pelo seu progresso.

Isto se deu há 60 anos atrás. Esse moço, em meados de 1951, já se encontrava trabalhando como técnico da P. R. F. 3 TV, a estação pioneira da televisão na América do Sul, uma brilhante e patriótica iniciativa do grande jornalista Assis Chateaubriand.

Não esquecendo a sua terra, Plínio Cândido da Silva logo que pode, arranjou uma “fuga” da TV e aqui chegou, equipado de um receptor de televisão e diversos tipos de antena, a fim de fazer experiências com o “vídeo”.  A princípio, todos o desanimaram. Houve mesmo quem afirmasse que em Vila Emílio Ribas (atual Capivari), já havia sido feita uma tentativa, completamente infrutífera. O ceticismo, entretanto, durou pouco. Plínio instalou um receptor RCA no clube do Sanatório S3, experimentou os diversos tipos de antena e finalmente, veio a imagem, nítida, perfeita sem interferências.

Nunca o Sanatório S3 foi tão visitado como nestes últimos tempos. Uma verdadeira romaria dirigia-se para lá, diariamente, apesar do intenso frio e foi verificar “in loco”, a última maravilha do século. Os jogos de futebol, televisionados, então, constituíam o maior motivo de atração. Todos vinham e ficavam entusiasmados, com o fato de terem televisão em Campos do Jordão, possibilidade que tinham afastado de suas cogitações, em vista de ser teoria firmada, o conceito de que o raio de ação de uma estação transmissora de televisão era de apenas 50 km, quando estavam distantes mais de 100 km da capital de São Paulo.

Mas, graças ao esforço e boa vontade de Plínio Cândido da Silva, a televisão em Campos do Jordão, tornou-se uma esplêndida realidade.

A primeira tomada aérea da televisão brasileira foi realizada em 24/01/1959, véspera do 405º aniversário de São Paulo. Jaime Moreira Filho ofereceu ao telespectador paulistano diversos ângulos da cidade vista dos céus, em seu programa “Passaporte para o Sucesso”, na TV Paulista. A bordo de um helicóptero, o técnico Plínio Cândido da Silva utilizou um microondas, uma parábola e um gerador.


Fonte:

Jornal “A Cidade”, de 08 de julho de 1951

Livro “Almanaque da TV” – rixa

Nenhum comentário:

Postar um comentário