Crônicas


Flor do Imbiri
IMBIRI - A Planta que deu origem ao nome de Campos do Jordão

Originária do Himalaia, China e Madagascar, e aclimatada nas Américas, principalmente no Brasil, onde é encontrada em todo o território, sendo mais frequente nas regiões Sul e Sudeste. Com isso, estas floridas plantas se adaptaram bem ao solo montanhoso de Campos do Jordão. Matheus da Costa Pinto soube muito bem disso, e não é à toa que formou vila junto ao rio que leva o nome da planta: IMBIRI.

Nome científico: Canna Glauca. (Glauco= esverdeado). Família: Canáceas.

É uma planta canácea, também conhecida pelos nomes comuns de bastão de São José; maracá; coquilho; albará; bananeira-do-campo; lágrima-de-vênus, lírio-branco, lírio-borboleta, jasmim-do-brejo, gengibre-branco, Albara.
Bananeirinha, Beri; Biri; Bananeirinha-da-india; Bananeirinha-do-mato; Caite; Caite-conta-de-rosario; Caite-conta-de-rosario-compacto; Caite-conta-de-rosario-da-india; Caite-conta-de-rosario-de-blumenau; Caite-conta-de-rosario-de-otto; Caite-conta-de-rosario-denudado; caite-conta-de-rosario-flacido; Caite-conta-de-rosario-geral; Caite-conta-de-rosario-glauco; Caite-conta-de-rosario-glauco-angusto; Caite-dos-jardins; Caite-imbiri; Cana ottonis; Cana-da-india; Canna compacta; Canna confusa; Canna denudata; Canna flaccida; Canna glauca; Canna indica; Canna x generalis; Coquilho; Embiri; Imbiri; Muru.lírio de maio, (nome da espécie, recorre ao mês de maio, época em que a planta floresce); lírio convallaria (O nome de gênero, Convallaria, em latim significa “dos vales”); lágrima-de-moça; jasmim-borboleta, Mariazinha.


O IMBIRI é encontrada nas margens de lagos, à beira das matas, ribeirões e serve de abrigo para a fauna silvestre em lugares húmidos ou brejos e floresce nos meses da primavera. Como o nome indígena tupi-guarani sugere, Mbiri, significa “folha larga”, o que não combina com esta planta.  
É frequentemente encontrada em regiões de brejo, pantanosos, onde o solo é úmido e rico em matéria orgânica, o que facilita seu desenvolvimento, infestando margens de lagoas, canais de drenagem e pastagem em baixadas úmidas.
Muito vigorosa, forma densas infestações que obstruem pequenos riachos e canais.
A flor é branca ou de coloração amarelada, muito perfumada e lembra o jasmim.
Possui uma natureza exuberante, água abundante e solo rico em material orgânico o que propicia o desenvolvimento e propagação desta espécie vegetal. Ocorre naturalmente em áreas úmidas e sub-bosques na Floresta Atlântica.
Possui uma folhagem verde brilhante muito ornamental. Esta planta palustre é muito vistosa. Seu crescimento é muito rápido e pode ser cultivada em grupos para melhor valorização de seu efeito paisagístico. Trata-se de uma herbácea ereta, florífera e aromática. Vale dizer: suas flores também fornecem néctar para abelhas.
Suas folhas e caules são simples e as sementes de forma ovalada e coloração avermelhada. Aprecia solos ricos em matéria orgânica e brejosos, isto é, permanentemente molhados, sem, no entanto, ficar abaixo da água. Seu porte varia entre 1,5-2,5 metros de altura. Deve ser cultivada à sombra. Multiplica-se por divisão das touceiras, tomando o cuidado de deixar uma boa parte de rizoma e folhas em cada muda. Sua flor é perfumada com cheiro parecido com outras espécies de jasmim.
Foi verificado que o lírio-do-brejo, como tantas outras espécies exóticas, tem um enorme potencial de modificar sistemas naturais, o que torna as plantas exóticas invasoras a segunda maior ameaça mundial à biodiversidade.
É uma macrófita aquática considerada exótica e invasora fora da região do Himalaia, seu centro dispersor.
Devido ao rápido crescimento e dispersão, apresenta potencial invasivo, expulsando espécies nativas ao seu redor, o que, em muitos casos, pode resultar em perda da biodiversidade local. É considerada planta daninha por agricultores e pesquisadores, substituindo a vegetação original. É usada também na produção de papel, já que a haste contém de 43 a 48% de celulose, e as folhas da flor possuem uma grande quantidade de lignina, substância também utilizada na fabricação de papel. Sua raiz costuma ser usada na indústria cosmética, na fabricação de perfumes, óleos essenciais e cremes, mas é muito caro e frequentemente é substituído por substâncias sintéticas. Seu perfume é de frescor e delicadeza.

O interesse pelo estudo da flor lírio do brejo se deve ao fato de que ainda não havia sido estudada para obtenção de ativos naturais destinados à produção de cosméticos ou outras finalidades.


Um estudo se desenvolveu no contexto do MBA Business Intuition: O Empreendedor e a Cultura Humanista, da Faculdade Antônio Meneghetti e contou com a colaboração do Laboratório de Farmacognosia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Laboratório Herbarium, de Curitiba para a identificação dos ativos da flor. A elaboração dos produtos é da Farmácia Essencial com sede em Porto Alegre.
As premissas do desenvolvimento sustentável permearam o trabalho que se apresenta e os resultados alcançados até a presente data são a elaboração e comercialização de mais de trinta produtos da marca Lilium Recanto.
Apesar de comestível, é pouco utilizada na gastronomia. De seus rizomas (caules), é possível obter uma fécula comestível.
O amido presente no rizoma da planta é usado na alimentação de animais de criação, e deste também se extrai a fécula que é utilizada para a confecção de doces e biscoitos.
Na medicina popular, é usada como béquica (acalma a tosse e as irritações da faringe), diurética, excitante, tônica, antirreumática, problemas na garganta, gases e também para reduzir a pressão alta.
O chá das folhas é empregado, em uso externo, contra coceiras e micoses. O rizoma é diurético. Possui folha tão macia que serve para curar feridas, suas folhas frescas aplicam-se, socadas, sobre as feridas, úlceras, queimaduras e lugares vesicados.
O extrato do lírio-do-brejo é usado no tratamento de dores, ferimentos, infecções em geral.  Na Índia, o rizoma seco ou moído, mexido com leite de vaca, é potente no tratamento da diabetes; isso devido ao comprovado óleo hipoglicêmico, encontrado na espécie de mesmo gênero; mas, ainda não há estudos que mostrem o efeito da flor sobre diabéticos. De acordo com a medicina tradicional chinesa, os rizomas servem contra dores de cabeça, dores intensas, contusões e reumatismo. Experimentos comprovaram eficiência do extrato do rizoma, tanto seco quanto fresco, em atividade antimicrobiana contra Bacillus subtilis, Pseudômonas aeruginosa, Cândida albicans e Trichoderma sp., sendo as duas últimas causadoras de dermatites; o óleo volátil tem ação anti-helmíntica. Extrato do caule obtido por decocção e infusão mostrou-se ativo para Bacillus subtilis e pseudômonas aeruginosa. As folhas apresentaram potente efeito diurético e anti-hipertensivo. Possui a propriedade de inibir o aumento da permeabilidade vascular e produção de óxido nítrico em ratos.  

Já as flores, sob forma de infusão, também possuem efeito diurético e redutor da pressão arterial. O suco da planta, emprega-se, exteriormente, nas otites. Para uso externo, duas colheres de sopa da raiz picada de imbiri; coar e pingar duas gotas em cada ouvido três vezes ao dia, tapar o ouvido com algodão para o suco não escoar. Estudos na área de ciências agronômicas, salientam as maneiras de se empregar o lírio-do-brejo no tratamento de esgotos. A planta apresentou muita eficiência na remoção de poluentes, redução de DBO (demanda bioquímica de oxigênio), na oxigenação do substrato amoniacal e na remoção de coliformes, demonstrando que o tratamento é bastante eficiente na remoção de sólidos, matéria orgânica e micro-organismos; um potencial em tratamento de efluentes, pois esta mostrou 99,58% de redução de coliformes totais da água contaminada com microrganismos.

Também é uma planta vigorosa, utilizada para contenção de encostas, mas que dificulta que outras nativas brotem.

A lenda diz que que o lírio-de-maio foi um presente de Apolo para Esculápio, deus da cura. O lírio por ser uma linda flor, é frequentemente usada em buquês nupciais. 





Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário